1º Encontro Estadual de Conscientização sobre o Lúpus

O presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR), reumatologista Marco Rocha Loures, fará a palestra de abertura do 1º Encontro Estadual de Conscientização sobre o Lúpus, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR). O evento será dia 2, sexta-feira, a partir das 8h30, na sede do Conselho, em Curitiba.

O encontro é dirigido a farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia, visando informar sobre o universo do Lúpus, avanços, dificuldades encontradas pelos profissionais e pacientes no atendimento, além de resultados clínicos.

De acordo com o presidente da SPR, os profissionais de Farmácia precisam estar atualizados quanto ao atendimento dos pacientes de Lúpus. “Essa doença está associada à formação de anticorpos que, em vez de proteger a pessoa, agridem o seu organismo. E há uma grande variedade de sintomas que se assemelham ao de várias outras doenças e, em geral, são intermitentes dificultando assim o diagnóstico precoce”.

O Lúpus provoca febre, mal-estar, inflamação nas articulações, pulmão (pleurisia) e gânglios linfáticos, dores pelo corpo, manchas avermelhadas na pele e aftas na boca. A detecção precoce pode prevenir lesões graves no coração, articulações, pele, pulmões, vasos sanguíneos, fígado, rins e sistema nervoso.

Outras queixas são: cansaço, febre, anemia e perda de cabelos. Em casos mais graves podem aparecer sangramentos por diminuição das plaquetas, inchaço no corpo, pressão alta, perda da função dos rins, alterações psíquicas, convulsões etc. Esta é, portanto, uma doença com gravidade muito variável. Pode até ter um curso suave e não incomodar o seu portador.
“Existem casos, inclusive, em que fica restrito à pele. Entretanto, quando envolve órgãos nobres, como coração, pulmão, cérebro e rins, pode tomar uma forma bem mais agressiva. Nesses casos, o tratamento precoce e o acompanhamento pelo médico especialista (reumatologista) é muito importante”, completa o presidente da SPR, Marco Rocha Loures.

PROGRAMAÇÃO
8h30 – Abertura – Dr. Arnaldo Zubioli – Presidente CRF-PR
9h às 10h – “Psicoterapia em Pacientes com Lúpus” – Dr. Marco Rocha Loures – Presidente da Sociedade de Reumatologia do Paraná.
10h30 às 12h – “Diagnóstico Laboratorial do Lúpus Eritematoso Sistêmico” – Drª Andrea Name Colado Simao – Chefe do Departamento de Toxicologia e Infectologia do HU
13h30 às 14h30 – “Novas Drogas e Comorbidade no Lúpus” – Drª Thelma Larocca Skare – Médica Reumatologista
14h30 às 15h30 – “Medicamentos e Assistência Farmacêutica no SUS” – Dr. Albert Mamede Cardoso – Farmacêutico da Farmácia Especial da 2² RS (SESA/PR).

SERVIÇO
Tema: 1º Encontro Estadual de Conscientização sobre o Lúpus
Local: Auditório Multiuso CRF-PR
Endereço: Rua Presidente Rodrigo Otávio, 1296 – Hugo Lange – Curitiba/PR
Dia e hora: 2 de junho, das 8h30 às 17 horas
Inscrições: (41) 3090-9557

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!