1ª premiação para residentes em reumatologia reconhecerá projetos voltados à melhoria do atendimento a pacientes

“Projeto Articulando Residentes – Prêmio Dr. Paul Janssen” é uma parceria da Sociedade Brasileira de Reumatologia com a Janssen que fomenta a adoção de boas práticas no atendimento a pacientes com doenças reumáticas, que já são somam 10% da população do país.

Para estimular o desenvolvimento de projetos voltados à melhoria do atendimento aos pacientes na área de reumatologia, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) em parceria com a Janssen, realiza a primeira edição do “Projeto Articulando Residentes – Prêmio Dr. Paul Janssen”. A iniciativa, que recebe inscrições de 22 de julho até 15 setembro, por meio do website www.articulandoresidentes.com.br, reconhecerá residentes com projetos em reumatologia, que contribuam para a estrutura e a organização de serviços de atendimento, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas com doenças reumáticas.

Além de reconhecer os projetos de profissionais em início de carreira, o prêmio será uma importante ferramenta para estimular que estes médicos em formação tenham um novo olhar em relação às necessidades dos pacientes e possam compartilhar ideias de melhores práticas em reumatologia.

Segundo a SBR, atualmente, as doenças reumáticas atingem 10% da população brasileira, com manifestações em pessoas de qualquer idade. Entre as mais frequentes estão: osteoartrite, artrite reumatoide, osteoporose, fibromialgia, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, gota e lúpus.

A entidade estima que existem mais de 120 doenças reumáticas catalogadas, que acometem o aparelho locomotor como ossos, articulações, músculos e cartilagens. A osteoartrite, por exemplo, atinge entre 25 a 30 milhões de brasileiros, a artrite reumatoide, doença que provoca inflamação nas juntas, acomete 1% da população; a osteoporose, mundialmente, afeta 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens, acima dos 50 anos de idade; e a fibromialgia atinge 3% da população.

Uma das barreiras para o tratamento é o diagnóstico. O paciente leva em média cinco anos para ter acesso ao serviço de referência em reumatologia para tratar adequadamente, como por exemplo, a artrite reumatoide, uma doença crônica que provoca dor e impacta drasticamente a qualidade de vida do paciente, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), reumatologista Cesar Emile Baaklini.

“Essa é uma importante parceria que nós da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) firmamos com a Janssen para identificar, reconhecer e premiar projetos voltados às melhores práticas da área. Acredito que tudo na vida pode ser melhorado, aperfeiçoado ou apresentar um caráter inovador. Por isso, esse intercâmbio de ideias é tão importante para avançarmos cada vez mais em busca da qualidade do atendimento aos pacientes”, diz Baaklini.

Dados da Previdência Social apontam que as limitações provocadas por essas doenças também têm forte impacto social e econômico na sociedade. No mercado de trabalho, as doenças reumáticas estão entre as primeiras causas de afastamentos. Os dados mostram ainda que os problemas na coluna, como hérnias e outros transtornos de discos invertebrados, foram a maior causa de afastamento do trabalho em 2015 – mais de 200 mil casos -, seguidos de traumatismos com fraturas de pernas, tornozelos, pés, mãos, punhos e antebraços.

O tratamento das doenças reumáticas é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A assistência aos pacientes com doenças reumáticas inclui desde o fornecimento de medicamentos até a realização de um tratamento multidisciplinar, associados à realização de exercícios que devem ter indicação adequada do médico.

I Projeto Articulando Residentes – Prêmio Dr. Paul Janssen

Inscrições: de 22 de julho a 15 de setembro de 2016.

Mais informações no site www.articulandoresidentes.com.br

Fonte: Segs

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!